Vi os vídeos, lí as reportagens, os blogs e.... como tem gente indignada com as propinas, os dinheiros na cueca, nas meias, nos bolsos, nos panetones! Como tem gente indignada com as besteiras que Lula disse sobre o Irã, na Alemanha! Como tem gente indignada com os protestos dos candangos na câmara do DF (onde eles estavam quando o mensalão era petista?)! Se somassem todas as pessoas indignadas no Brasil, teríamos um país muito mais decente. Mas indignação só não faz milagres.
Por mais que embrulhe o estômago ver Arruda - de novo - com suas desculpas infantis e cuecas sujas - de novo - de propinas e corrupção, este é o Brasil, gostem ou não. Aceitem ou não. Agora mesmo, apesar de toda indignação, alguém está recebendo mais dinheiro para caixa 2 de campanha, para suas mansões, viagens e bebedeiras, e guardando sabe-se lá onde! Ou orando para Deus (ou ao Diabo). A nossa indignação não faz diferença. Nunca fez e nunca vai fazer.
Não me estranha, também, ver tanta malversação do nosso dinheiro gravada em vídeo e exibida para todo o mundo justamente às vésperas da escolha dos candidatos à presidência. Não. Nada neste país é coincidência. Onde há cabeças pensantes, há um plano em ação. É como se pergunta sempre a polícia, nos filmes de mistério: "a quem interessa" jogar tanta lama no ventilador? "quem ganha com isso?" É um período muito oportuno para escândalos como os que assistimos na última semana.
A política, há tempos, deixou de ser política para ser bandidagem. É o jogo instalado abaixo da linha da cintura. E o mais baixo dos golpes não é o de delatar, mas o de não ter delatado antes! Na política, só se delata alguém quando outro alguém deixa de ganhar. Isso é fato. E, se este outro alguém deixou de ganhar, é porque vinha ganhando muito e há muito tempo. Seja em propina ou em favores. Pior do que os crimes é o silêncio e a omissão. Isso me dá náuseas e em qualquer tipo de crime!
Cada cidadão brasileiro que hoje está indignado tem sua parcela de culpa, queira você, ou não. Queira eu, ou não! Enquanto a omissão e o silêncio impedir a ação, o Brasil verá muitos vídeos ainda, muitas cuecas milionárias e panetones caríssimos!
Se o silêncio e a omissão são engrenagens deste sistema podre em que o país vive, a impunidade é o lubrificante. É ela que faz tudo ser possível. A mudança no país não virá nas urnas, mas no martelo da justiça, da severidade, da seriedade e do empenho das autoridades. E não me digam que não é possível! Só para lembrar os mais famosos, "Tolerância Zero" limpou Nova York da violência descontrolada. Mãos Limpas intimidou a máfia e lotou os presídios de mafiosos por toda a Itália. Não chegou a varrer a máfia do país, mas melhorou e muito. Até Alvaro Uribe conseguiu diminuir a atuação dos narcotraficantes, em Medellín!
Pena que no Brasil, não há interesse em limpar o país. E enquanto a impunidade faz o Brasil girar, eu sinto náuseas, porque ele gira, gira, gira mas não muda de direção.