sábado, setembro 26, 2009

Nunca houve golpe de Estado em Honduras



Sei que venho tarde, mas antes tarde do que nunca. Sei que muitos já devem saber, mas melhor reforçar do que pecar pela omissão. Sei que os episódios em Honduras já tomam muitas manchetes há vários meses, mas quando a informação é importante, nunca é demais ressaltá-la. Por isso, peço desculpas ao leitor que já tenha ciência do fato, mas tenho que frisar: NUNCA HOUVE GOLPE DE ESTADO EM HONDURAS! O que houve - e continua acontecendo - é uma tentativa correta de se fazer respeitar as leis daquele país. E, por isso, devemos lamentar e ir contra à cobertura que Lula (e consequentemente o Brasil) vem dando a Manuel Zelaya.

Como bem lembrou o mestre em Direito, Lionel Zaclis, em um excelente artigo na revista eletrônica, Consultor Jurídico, a Constituição de Honduras prevê que o mandato presidencial daquele país é de quatro anos e não cabe reeleição. Quando Zelaya tentou enfiar goela abaixo a sua permanência no poder, foi advertido judicialmente por mais de uma vez, em várias decisões, a não fazê-lo. Até mesmo a consulta pública iria contra a Consituição de Honduras, que prevê que a mera tentativa de alterar o sistema de eleições implica na perda imediata do cargo.

Zelaya, como Presidente, virou às costas para as leis do próprio país. E, sendo assim - como prevê aquela Constituição - perdeu imediatamente o mandato, tornou-se inelegível pelos próximos dez anos e foi preso. Ponto final! Palmas para o cumprimento das leis, coisa raríssima no Brasil. Mas, insistem em dizer (ou convém dizer) que tudo não passou de um golde de Estado, que Zelaya foi tirado à força, de pijamas, direto para a prisão, coitadinho!

E agora, o que me dizem de Lula ter chamado Zelaya, um ditador que tentou transformar Honduras num quintal da Venezuela e de Hugo Chávez; que negou às próprias leis; que passou por cima da justiça, da democracia e dos cidadãos hondurenhos, para ficar "hospedado" na embaixada brasileira e em HONDURAS?

É uma afronta! É uma estupidez! É uma vergonha! E Lula, despreparado (ou desesperado para justificar o absurdo que cometeu) disse: "O que eu sei é que o cidadão é o presidente de Honduras até terminar o seu mandato." Lula não sabe ou finge que não sabe que Zelaya, ao cometer crime contra a Consituição hondurenha, não era mais o presidente daquele país. Lula disse ainda "Se ele estava propondo um plebiscito, qual é o crime de propor um plebiscito?" Lula desconhece a seriedade das leis. Em Honduras, isso é crime previsto pela Constituição!

Lula e Amorim deveriam ser processados por um tribunal internacional! Principalmente depois de ter sido desmentida a versão do Brasil (de que Zelaya procurou a embaixada por livre e espontânea vontade) e que Zelaya conversou com Lula e Celso Amorim antes de seguir para a embaixada, obviamente, foi até ela com o apoio de Lula!

Lula mentiu. Amorim mentiu. Não ficaram sabendo que Zelaya estava na embaixada depois do acontecido, como disseram. Eles apoiaram, quem sabe até orquestraram tudo isso.

Passou a hora de o Brasil reagir a tudo isso. Lula não respeita as leis de lugar algum, defende ditadores e ditaduras, sejam elas venezuelanas, chinesas, cubanas ou iranianas. Faz acordos internacionais visando seus próprios interesses, como ser o "líder mundial pela paz e no combate à pobreza", o presidente do Banco Mundial, ou qualquer projeto megalomaníaco cujo centro seja ele e somente ele. Lula está jogando a credibilidade do país na sarjeta, na ala mais baixa da política, como se não bastasse fazer isso em casa, também tem feito fora dela.

O Brasil está afrontando tratados internacionais, abriga terrorista e o chama de "escritor", promove mensalões e tantas porcarias que nem vale à pena citá-las para não aumentar ainda mais a minha náusea.

O Brasil cheira mal e está ficando pior dia após dia.

Nenhum comentário: