Um aviso à Dilma Rousseff: o gato subiu no telhado... Com o caminho livre para a estrada política, Palocci poderá ocupar o lugar de Dilma nas eleições do ano que vem ou escolher entre vários caminhos:
- Ser candidato ao governo de SP;
- recandidatar-se a uma cadeira no Congresso ou
- ser um colaborador na campanha de Dilma.
Um futuro mais amplo do que dias atrás, quando pesava sobre a cabeça de Palocci uma denúncia de quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo. Mais do que isso, pesava a sombra do tráfico de influência, do abuso de poder e da violação dos direitos civis. Mas a maioria dos ministros do STF achou melhor adiantar a sentença e absolvê-lo, porque foi exatamente isso o que eles fizeram.
Cinco ministros (Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Ellen Gracie e Cezar Peluso), ao invés de analisarem apenas se a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal cumpria as exigências legais, decidiram examinar as provas e absolvê-los (Palocci e o assessor Marcelo Netto), impedindo que a luz da justiça o fizesse (ou não) posteriormente.
O ministro Cezar Peluso até que começou bem, dizendo que não dava para acreditar que a quebra do sigilo do caseiro não tivesse tido outra intenção a não ser beneficiar Palocci mas recuou ao dizer que, na dúvida (se havia sido Palocci ou não o mandante do crime), que ele o absolviria.
Ora, ministro, na dúvida, deixe que os acusados provem sua inocência no tribunal, como o fizeram os outros quatro ministros (Celso de Mello, Carmen Lúcia, Marco Aurélio e Carlos Britto)! Para estes, sim, foi provado o crime e havia indícios suficientes para que ele, Palocci, respondesse à denúncia em um julgamento ... e ponto final! Simples assim!
Mas Palocci não poderia sair de lá com uma denúncia nas costas, afinal de contas, Lula está ficando sem nomes e Palocci, sem dúvida, não era um dos que ele estava disposto a abrir mão.
Palocci já avisou "Farei o que o presidente Lula mandar". Por enquanto, Lula ainda aposta em Dilma, mesmo que o desmonte da Receita e as mentiras da dama de ferra tenham manchado muito a sua imagem. Mas nada como ter outras cartas na manga...
E, de qualquer maneira, se Palocci precisar de um bom cabo eleitoral, pode contar com Gilmar Mendes, o homem que transformou Palocci em santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário