quarta-feira, dezembro 05, 2007

Tem que ser amigo do Rei

Você já deve ter reparado que de nada adianta fazer passeatas e protestos. A violência não diminuiu, a corrupção muito menos, a saúde não melhorou e nada do que foi reivindicado pela sociedade, através de manifestações, foi atendido. Isso, porque a sociedade não é amiga do Rei. Se fosse, teria conseguido tudo. Esta é a lição que os sindicalistas estão nos ensinando.

As centrais sindicais se movimentaram por causa da contribuição sindical obrigatória, que teve a obrigatoriedade suspensa na Câmara dos Deputados. O movimento deu resultado. Quando o projeto de lei que regulamenta as centrais foi para votação no Senado, a obrigatoriedade voltou a ser como era antes, ou seja, ainda estamos obrigados a dar um dia do nosso salário ao sindicato. Isso, para os privilegiados que trabalham com carteira assinada, claro.

Nesta quarta-feira (5/12) outro gritinho dos sindicalistas colocou o presidente Lula de prontidão para atender ao clamor de seus companheiros. As centrais sindicais fizeram, em Brasília, a 4ª Marcha da Classe Trabalhadora, (foto) que tem como lema Mais e Melhores Empregos, com a participação de cerca de 10 mil filiados.

Depois da Marcha, os dirigentes se reuniram com ninguém menos do que o próprio Lula. O presidente prometeu enviar ao Congresso um projeto que dificulta a demissão por justa causa. Pela proposta, o empregador só poderá demitir um funcionário mediante explicação justa, como problema financeiro, por exemplo. Mesmo assim, terá que provar os seus argumentos.

Outro "avanço" seria para os servidores públicos que passarão a contar com um representante de classe que possa negociar por eles, o que hoje não é possível.

Portanto, minha gente, não adianta espernear, gritar, fazer protestos nem passeata. O negócio é ser amigo do Rei. De quebra, você ainda pode ganhar uma boquinha no Governo. Vários ex-sindicalistas ocupam cargos importantes no governo Lula. Os salários vão de R$ 3.600 a R$ 44.000. Basta se filiar a um dos 11 mil sindicatos pelo país.
(foto: Sergio Dutti/AE)

Nenhum comentário: