terça-feira, dezembro 04, 2007

Começa a disputa pelo sucessor

Ri, Renan, pode rir. Todos nós sabemos que tudo é uma palhaçada, mesmo. O processo, a sessão, tudo tão orquestradamente combinado que chega a ser patética a atuação dos senadores na Tribuna. Senadores que, em frente às câmeras tinham um discurso duro de moral e ética. Fora delas, 48 absolveram Renan, 29 pediram a cabeça do senador e 3 preferiram não botar a mão na cumbuca.

Ri, Renan, pode rir. Todos nós sabemos que tudo era mera formalidade. O resultado já havia sido combinado antes: você renuncia, a gente livra você. E assim foi. Agora começa a corrida pela sucessão de Renan ao trono. Por enquanto, continua Tião Viana (PT-AC) no comando do Senado. Mas não por muito tempo.


Talvez mais do que o regimento determina. O Senado teria cinco dias para eleger um novo presidente do Senado. Tião Viana, porém, já disse que o prazo pode se estender até que os líderes dos partidos apresentem os candidatos. Viana vai se reunir com os líderes na próxima terça-feira (11/12), teoricamente, um dia antes da eleição. É óbvio que ela não vai sair na data esperada.


O PMDB, com maioria no Senado (20 dos 81 senadores), garante que o direito é dele e já tem os preferidos: Valter Pereira (MS), Neuto de Conto (SC) e Garibaldi Alves Filho (RN). Porém, mesmo dentro do PMDB há os da oposição.


O PSDB á sinalizou que pode apoiar senadores da ala oposicionista do PMDB para concorrer à presidência, como o senador Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcellos (PE). Aqueles que foram escurraçados da CCJ.


Enquanto isso... longe das acusações, dos holofotes e da pressão pela renúncia, Renan Calheiros ri para nós e de nós. E ele está certo. Esse Senado é mesmo uma palhaçada. Caso contrário, Renan já teria sido cassado no primeiro processo que continha provas até da Polícia Federal de que Renan mentiu na declaração do imposto de renda.


Mas, estamos no Brasil onde a vida política de Renan e a saúde do Congresso não são importantes. O que importa agora é saber quem subirá no trono para negociar a CPMF.


Pouco depois da sessão, o senador Garibaldi Alves disse "Acredito que na quarta-feira, se Deus quiser, vocês me verão ali." Lula já disse que Deus é brasileiro, só não disse de que lado do Brasil ele está. É esperar pra ver.

Nenhum comentário: