quarta-feira, setembro 12, 2007

Barrados no baile

Aconteceu, agora pouco, uma confusão na entrada do Senado. Deputados Federais foram impedidos de entrar no Senado. Mesmo tendo em mãos a decisão do STF que lhes garante o direito de acompanhar a votação da cassação de Renan Calheiros, os seguranças do Senado os impediram de entrar.

Não estou sendo realista: foi uma verdadeira algazarra! Uma cena vexatória ver deputados tentando passar por cima da segurança, gritaria, xingamentos, pancadaria! Foi isso mesmo. Acompanhei ao vivo, pela TV Senado. Até Gabeira acertou um soco no vice-presidente da Casa, Tião Viana! A deputada Luciana Genro ficou com a perna machucada e até armas de choque foram usadas.

A confusão era porque a Mesa Diretora ainda não havia decidido “se acataria a decisão do STF ou recorreria”. Totalmente desnecessária!!

Este foi mais um episódio vergonhoso que envolve todo o processo de cassação de Renan Calheiros. As denúncias, em si, já são vergonhosas. A demora em se tomar uma atitude, outra vergonha. A sessão ser secreta – mesmo que previsto no regimento interno do Senado – é outra vergonha. Pura falta de transparência dentro do legislativo (como se não soubéssemos que, de transparente, não existe nada na política deste país).

Espero que, ao final da sessão, não tenhamos que engolir outra vergonha. Que o dia de hoje já foi decidido nos bastidores entre os partidos e o governo federal. Se Renan for absolvido, houve venda de votos e ninguém me convencerá do contrário.

Agora, me interessa acompanhar as próximas semanas. Com Renan na rua, muita sujeira pode sair de baixo do tapete.

Um comentário:

Deolinda disse...

Pois sim, já engolimos o vexame de ver o chefe mor da malandragem política absolvido. E ainda falam mal do Dirceu!