segunda-feira, novembro 26, 2007

Poderia ter sido evitado

O desabamento de parte da arquibancada no estádio Fonte Nova, em Salvador (BA), que deixou sete mortos e 70 feridos poderia ter sido evitado. As palavras não são minhas, mas do governador da Bahia, Jaques Wagner. Ao mesmo tempo, Wagner diz que não conhecia o conteúdo de um relatório que aponta o Fonte Nova como o pior estádio do país, entre os 29 vistoriados.

O estudo feito pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) foi divulgado no dia 1º de novembro mas só será apresentado, oficialmente, durante o 8º Enaenco (Encontro Nacional de Arquitetura e Engenharia), nos dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo.


Particularmente, não conheço o estádio. Porém, pelas fotos que estão no relatório (uma delas em destaque acima), fica evidente que o estádio está em péssimas condições. Como diz o governador da Bahia, a tragédia poderia ter sido evitada. Bastava apenas um pouco de fiscalização. Ou será que ninguém nunca prestou atenção às condições do estádio?
Até quando pessoas vão morrer para que atitudes sejam tomadas? Agora, fica esse corre-corre de vistoria e jogo de empurra-empurra para se encontrar o culpado. Todos sabem de quem é a culpa, mas isso não traz de volta a vida das sete pessoas que morreram.
A tragédia poderia ser evitada, não é mesmo, governador? Aliás, o estádio da Fonte Nova é de responsabilidade do governo do estado.

Nenhum comentário: