sábado, novembro 24, 2007

Czar Putin manda prender Kasparov


O enxadrista e candidato às próximas eleições presidenciais da Rússia, Gary Kasparov, foi condenado a cinco dias de prisão depois de ser detido (foto) durante um protesto, na tarde deste sábado (24/11), em Moscou. Kasparov é líder do "Outra Rússia", oposição ao governo de Vladmir Putin.

Cerca de três mil pessoas se reuniram na Avenida Sakharova para um comício. O governo havia autorizado a manifestação, porém, os manifestantes da "Marcha dos Dissidentes" tentaram romper o cordão de isolamento da polícia para levar à Comissão Eleitoral Central (CEC) um ofício resultante do comício.

A reação da polícia foi brutal. “Quando o comício terminou, dirigimo-nos para o edifício da Comissão Eleitoral Central para entregar a resolução do comício. Fomos recebido pela polícia de choque (OMON). Começaram a espancar pessoas. Fomos empurrados para o outro lado da rua e empurrados para os carros” – declarou, por telefone, Garry Kasparov.

No documento, o partido "Outra Rússia" dizia que não vai aceitar o resultado das eleições parlamentares marcada para o domingo que vem (02/12). A principal controvérsia nas eleições na Duma (câmara baixa) é que Putin já declarou que encabeçará a lista do partido pró-governamental Rússia Unida.

A Constituição russa não impede que um presidente seja candidato à câmara e assuma o cargo (caso eleito) quando entregar o poder, em março de 2008, após as eleições presidenciais.

Com a abertura da lei - e a certeza de que fará o sucessor presidencial - Putin já se declarou, em 1 de outubro de 2007, interessado em ser o primeiro-ministro do futuro governo. Na prática, Putin será, portanto, o governante da Rússia enquanto conseguir emplacar candidatos do seu partido à presidência.

Putin, embora tenha muitos críticos pelo país, controla tudo e todos até mesmo o resultado das eleições. Por isso, o campeão mundial de xadrez, Gary Kasparov, poderá ser derrotado no tapetão.

Em dezembro, a CNN exibirá o especial "Amanpour Reports: Czar Putin". O programa promete.

(leia mais em: portal G1, blog Da Rússia e agência AFP)

Nenhum comentário: