domingo, novembro 28, 2010

Rio: uma triste mentira. Será?



O que ainda dizer sobre a confusão que se instalou no Rio de Janeiro, na última semana? Ainda não ficou claro que tudo isso já era esperado? O que ainda não ficou claro é: o que é real e o que é teatro.

Pelo menos, para mim, este limite ainda é um tanto nebuloso. Dizer que bandido e moçinho não se falam, não combinam as estratégias, não entram em acordo, é o mesmo que dizer que o PT é o partido mais transparente deste país!

Pensem comigo: imaginem um morro cheio de bandidos acuados (diziam entre 500 e 600 traficantes escondidos!). Tanques de guerra e soldados começam a fechar o cerco. Se tudo isso fosse verdade, sendo o bandido extremamente mais armado do que a polícia, o que você acha que aconteceria?

Seguem algumas alternativas:

1- contra ataque em massa, morte e sangue pra todo lado
2- fuga em massa (que já tínhamos visto dias antes e a polícia nada "pôde fazer" - foto)
3- ataques pela cidade, a fim de manter a sociedade refém, uma ameaça contra a tomada do morro pelas forças armadas;
4- toneladas de armamentos sendo apreendidas
5- toneladas de drogas sendo apreendidas;

E o que vimos?

A polícia subindo, quase pacificamente o morro, pouco bandido para prender e um pouco de droga deixada para trás para satisfazer a vontade da população e da mídia. Convenhamos. O Complexo do Alemão, o centro neural do tráfico do Rio de Janeiro, formado por 13 favelas, com quase 70 mil habitantes e um dos maiores laboratórios de transformação de drogas do mundo, depois de invadido, ter um saldo de 20 prisões, alguns fusis e alguns sacos de droga? E você, se satisfaz com isso?

Será que a polícia, enquanto fazia show para as emissoras de TV do Brasil e do mundo, estava, na realidade, deixando que o bandido fugisse (conforme combinado e conforme registrado pela própria TV)?

Quanto será que custou ao governo estadual e federal todo este show? Não digo em munição ou em vidas, pq isso é caixa pequeno para governos e bandidos. Quanto será que foi pago ao tráfico para que o mundo visse que o Complexo do Alemão esta sendo "tomado" pela ordem, com direito à bandeira estiada e tudo mais?

Ainda estou no aguardo do saldo real, não do quanto pagamos aos bandidos por este show (pq isso, nunca vamos saber), mas para onde se transferiu o crime organizado. Ou você realmente acredita que a paz foi instaurada no Rio de Janeiro?

Esta é a maior utopia desde a caçada aos marajás instalada por Collor!

Sabe o que me deixa mais irritada? Saber que poderia ter sido tudo verdadeiro! A polícia, exército, Bope e todos os capitães Nascimentos do país poderiam combater o crime organizado. Poderiam, mas não fazem. E não fazem, porque não podem. Deu pra entender? Enquanto isso, a população que acredita em toda esta ação, se sente mais segura, agradece a polícia e não pensa que, em breve, tudo vai voltar como antes. É o efeito paleativo no crime.

É preciso muito mais do que uma operação midiática para ocupar o Complexo do Alemão, infelizmente. Vamos ver se ao menos, para evitar que os bandidos voltem, o poder público ofereça à população - pelo menos - educação e emprego, para que, ao menos estas pessoas, não voltem para as mãos do tráfico e (atenção!) nem para as mãos da milícia ou de qualquer outro tipo de crime organizado!

Mas isso, é uma outra história... ou seria parte da mesma?

Aguardemos os próximos capítulos.

Nenhum comentário: