segunda-feira, junho 04, 2007

O peso das palavras

A palavra tem o peso que se quer que ela tenha. Eu dou muito peso a elas principalmente quando vêm de pessoas bem informadas e que conseguem enxergar por trás do óbvio. Pena que estas pessoas estão se calando pouco a pouco e deixando que outras, cujas palavras são na maioria "não sei" "não fui" "não sabia", tenham um peso tão grande que conseguem ofuscar aqueles que realmente têm algo a dizer.

Há tempos venho percebendo que o blog de um conhecido meu não estava sendo atualizado como antes. A agilidade e a inteligência com que ele comentava os fatos mais relevantes do nosso país já não eram mais os mesmos. Os textos começaram a minguar, embora continuassem com a mesma fúria ácida que sempre admirei. Aos poucos, nem minguavam mais. Acabou. A fonte de inspiração secou. Não a dele, mas a de muitas pessoas que - assim como eu - se deleitavam com suas palavras certeiras.

Hoje, ele me explicou. "Parei de escrever porque simplesmente não adianta." E ele, mais uma vez, tem razão. Nada adianta neste país.

A imprensa fala, a Polícia Federal fala, o Ministério Público fala e o que acontece? Muito barulho e nada mais. Até os políticos falam! Maluf disse que há um esquema de compra do resultado eleitoral (mesmo com voto eletrônico). Falou que foi procurado pelos "vendedores" que teriam como fraudar o resultado das eleições. Ele garante que não comprou!

Por outro lado, há aqueles que falam e tudo se resolve. Mesmo quando falam para negar tudo. Lula nega saber das falcatruas de sua filha Lurian (ex-Ong Rede 13) e do filho Lulinha (Gamecorp). Nega ter participação no caixa 2 do PT, no dinheiro do exterior, no assassinato político de Celso Daniel, na quadrilha do mensalão, etc. Foi reeleito.

Renan Calheiros negou troca-troca com a Mendes Júnior e isso bastou. Aliás, "negar" é o verbo dos novos tempos. Todo mundo nega até que se prove o contrário e, mesmo assim, provas hoje em dia não dizem nada. Zuleido Veras, como eu já havia dito - e era de se esperar - é o atual renegado. Os políticos negam tudo em relação a ele. "Zuleido quem?" "Falei com ele uma ou duas vezes" "Aquele de bigode, dono da Gautama? Não conheço".

Existem ainda aqueles que falam e se dão mal. Um certo caseiro falou muito sobre Palocci em uma mansão. Ficou desempregado e desacreditado. Palocci, virou deputado federal. Veremos qual será o futuro do ex-assessor de Rondeau depois de ele dizer que o ex-patrão teve um encontro com Zuleido "Charles Bronson" Veras.

Entre tantos disse-me-disse, nego a explicação do meu amigo e exijo (outra palavra de ordem) a volta de seus textos imediatamente! É preciso falar, falar e falar, cada dia mais! Mesmo que não dê resultado algum, pelo menos é bom irritar os simpatizantes dessa política suja, canalha e desonesta nas quais está mergulhado o poder deste país.

Nenhum comentário: