quarta-feira, agosto 17, 2005

Amigo poderoso

Quem se dá melhor, amigo do ministro Antônio Palocci, o homem (até então) forte do governo Lula, ou de Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do enlameado PT?

(pausa para pensar...)

Eu ficaria com o Delúbio... amigo do Palocci tá mal na fita!

Esta foi a conclusão que cheguei depois da prisão de Rogério Buratti (foto). Tanto ele, quanto Marcos Valério, são acusados de tentar destruir provas contra eles mas, o "day after" de um e de outro é bem diferente...

Marcos Valério, o cabeça (sem cabelos) do Valerioduto, está livre por aí, sentindo-se a "bala que matou o Kennedy".

Já Rogério Buratti foi prestar depoimento e saiu algemado da delegacia. O depoimento era sobre fraude em licitação de empresa de coleta de lixo em Ribeirão Preto. Buratti era secretário de governo de Palocci quando este era prefeito de Ribeirão Preto. Como um marido traído, Buratti foi o último a saber o que estava acontecendo. A arapuca estava armada. O pedido de prisão já estava esperando por ele!

Já com Marcos Valério, amigo de Delúbio, foi diferente.... bem diferente!

Falemos sobre destruição de provas... A polícia encontrou mais de duas mil notas fiscais da empresa de Valério parcialmente queimadas no quintal da casa do irmão do contador dele. Seriam provas de superfaturamento de contratos usados para lavagem de dinheiro.

Se não bastasse, mentiu várias vezes, confessou ter cometido crime fiscal, chegou ao depoimento com habeas corpus (que lhe dava o direito de não responder às perguntas que pudessem incriminá-lo), teve o pedido de prisão temporária negado pela justiça e (segundo as más linguas - ou muito bem informadas) recebeu conselhos do Ministro da Justiça de como se safar junto com o PT e o presidente Lula.

Ah, tadinho do Buratti...se ele conhecesse o poder de um tesoureiro...
(foto de Buratti - Célio Messias/Agência O Globo)

Nenhum comentário: